O esporte LGBTQIA+ no Brasil

Com o apoio da Nike, desenvolvemos um estudo contendo um panorama abrangente sobre como a comunidade LGBTQIA+ tem encontrado seu lugar no esporte, como praticante ou torcedora.

Durante a produção do estudo, foram identificados que, além dos desafios comuns aos brasileiros, muitas dessas pessoas enfrentam dificuldades adicionais que as impedem de praticar atividades físicas e esportivas de forma regular e em ambientes seguros. Os principais motivos são falta de tempo (26,3%), falta de companhia (20,6%) e relatos de homofobia, transfobia ou outras discriminações, assim como bullying ou assédio (18,3%).

Além disso, 63,5% relataram que já foram discriminados ou presenciaram algum membro da comunidade LGBTQIA+ sendo discriminado ao praticar esporte, e 80,2% consideram o esporte muito importante para a sociedade. A iniciativa faz parte do compromisso da Nike de apoiar ações de diversidade e inclusão.

Além da perspectiva histórica e análise do momento atual, esse trabalho também convida a refletir sobre como a inclusão LGBTQIA+ é importante para que o esporte seja, realmente, um direito para todas as pessoas.

Confira também o Levantamento LGBTQIA+ no Esporte: Experiências, percepções e hábitos de atividade física e esportiva. Trata-se do detalhamento da metodologia e dos resultados da pesquisa eletrônica, realizada entre agosto e outubro de 2021 com 1037 participantes da comunidade, que serviu como uma das bases de dados para o estudo. Boa leitura.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.